BASES FUNDAMENTAIS PARA REABILIATAÇAO POR MEIO DE PROTESES DENTARIAS FIXAS OU REMOVIVEIS

A  primeira consulta para avaliação de pacientes interessados em reabilitar-se oralmente utilizando de dispositivos protéticos fixos ou removíveis serão explicados nesse artigo, mas necessariamente serão avaliados músculos da cabeça e pescoço por exemplo, masseter, temporal, pterigoideo interno e externo, esternocleidomasteoideo e trapezio, abertura e fechamento da boca, se há crepitações na ATM,  estética, dentes ausentes, dentes reabilitados, posição dos dentes, se há placa bacteriana, se há mobilidade de dentes, cáries, interferências no lado de não trabalho ou protusão, interferências podem ser especialmente danosas para a ATM, de certo na maioria dos casos os pacientes não sentem nenhum sintoma devido a capacidade de adaptabilidade, muitas vezes esse limite se acaba e então começa a serem sentidos tais efeitos da incorreta posição das estruturas que compõe este sistema complexo.

Tipos de oclusão, oclusão balanceada bilateralmente, um trabalho de Spee e Monson, que não é tnao usada nos dias de hoje mas esta teoria prevê que todos os dentes devem se tocar mesmo quando movimentos excursivos da mandibula snao efetuados, tal trabalho tem bons resultados em pacientes com dificuldade em estabilizção de próteses removíveis. Já a oclusão balanceada unilateralmente, ou chamada também de função de grupo consiste no toque de todos os dentes do lado de trabalho dividindo as forças, nenhum toque quando no lado de não trabalho, devido ao potencial destrutivo do toque no lado de não trabalho. A oclusão mutualmente protegida ou guia canino promove quando excursão lateral da mandibula toque anterior desocluindo região posteriores dos dois lados.

classe I normo oclusão, classe II disto oclusão  e classe III mesio oclusao

PROTESES PARCIAIS REMOVIVEIS INDICAÇOES E CONTRA-INDICAÇOES

São indicadas para extremidades livres uni ou bilaterais, espaços protéticos múltiplos ou grandes, reabsorção óssea extensa e impossibilidade por qualquer motivo de enxertia, como próteses temporárias ou orientadoras de um processo de reabilitação.

As contra-indicações para este tipo de prótese também existem dentre elas, se o paciente possui baixo controle sobre as desmineralizações, ou possui doença periodontal, xerostomia ou falta de coordenação motora.

ELEMENTOS CONSTITUINTES DAS PROTESES PARCIAIS REMOVIVEIS 

Retentores diretos que  exercem retenção paralela a trajetória di inserção, são compostos por braço de retenção ou retentivo extracoronalmente entre o equador protético e a cervical do dente, braço de oposição ou reciproco, apoio oclusal e corpo do grampo

Retentores diretos intracoronários, encaixes de precisão ou semi precisão posicionados dentro dos limites dos contornos de próteses fixas conjuntamente instaladas.

Retentores indiretos, impedem que próteses de extremidades livres rotacionem durante a mastigação.

Conector menor une conector maior e retentores e selas, esta última abriga os dente pré-fabricados montados cuidadosamente para reestabelecer as estruturas perdidas em sua forma anatomica o mais próximo do natural.

 CLASSIFICAÇAO DE KENNEDY COM RELAÇAO CASOS CLINICOS

CLASSE I DESDENTADO POSTERIOR BILATERAL

CLASSE II DESDENTADO POSTERIOR UNILATERAL

CLASSE III DESDENTADO INTERCALAR

CLASSE IV DESDENTADO ANTERIOR

DELINEAMENTO DE MODELOS 

O delineamento de modelos tem por função a determinação da melhor trajetória de inserção bem como, localização de interferências, determinação e localização da necessidade de planos guia, indicação e localização dos terminais retentivos e das áreas de alívio. O método seletivo de Applegate ou das tentativas é o método que produz melhores resultados por considerar a diversidade dos individuos

PREPARO DE 'DE BOCA'

Raizes residuais, dentes extruídos, placa bacteriana, cárie, dentes irreparáveis, eliminação de  irregularidades ósseas ou áreas de retentividade óssea, tratamentos de canais e eliminação de qualquer foco de infecção oral.

PRINCIPIOS BIOMECANICOS DAS PPRs

O correto planejamento das PPRs visa evitar movimentos de rotação e translação das próteses por meio de apoios , moldagem funcional da fibromucosa para seu completo recobrimento fugindo de freios

Endereço:

Visite o nosso consultório:
Avenida Campos Salles 1591 Frezzarin,
Americana - SP, CEP 13465-590


Envie-nos um email
Tel (19)99546 0925

Dr. Gabriel Silvestrini apresenta algumas soluções odontológicas  para pacientes com diversos problemas de oclusão, ou seja "mordida".

Vale  ressaltar que para cada caso há diversas opções de tratamento, e a importãncia da informação  é de suma relevância para a determinação 

da escolha do melhor tratamento.

A consulta com um cirurgião-dentista ainda é a única forma de trazer segurança, qualidade de vida e conforto.

Todos os direitos reservados © Dr. Gabriel Silvestrini 2016

Desenvolvido e criado por Studio Marta www.studiomarta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now